Pular para o conteúdo principal

ECD no II CIMAS


II CIMAS

A ECD SondagensAmbientais esteve presente no IICongresso Internacional do Meio Ambiente Subterrâneo (CIMAS), realizado entre os dias 04 e 06 de outubro de 2011.
Esse é um evento já consagrado no meio, apesar de estar apenas na sua 2ª Edição, e conta com a presença de importantes nomes internacionais e nacionais.
Marcos Tanaka Riyis, Diretor Técnico e Rafael Muraro Derrite, Engenheiro Ambiental da ECD estiveram nos 3 dias do Congresso e acompanharam as palestras, mesas-redondas, e exposições de trabalhos, na forma oral ou de posters, além de visitarem os estandes da FENÁGUA, evidenciando a importância que a ECD dá à atualização de seus colaboradores e a importância de estar sempre sintonizada com as novidades e tendências no mercado.



Mais uma vez foi possível perceber, em todos os trabalhos ligados ao tema Áreas Contaminadas que a Investigação é uma etapa fundamental no processo de gerenciamento de áreas contaminadas, mesmo quando o tema do trabalho era Remediação.
Para citar 2 exemplos, um trabalho apresentado falava sobre um modelo numérico que previa a utilização de uma Barreira Reativa Permeável em um site, onde, para fazer o modelo, foram feitas centenas de sondagens e instalados dezenas de poços de monitoramento. Isso SOMENTE PARA FAZER O MODELO!!!! Apesar do autor não ter citado, tenho certeza que nenhum deles foi feito com Trado Manual. Isso evidencia que um trabalho bom necessita de uma investigação ótima, inclusive para diminuir os custos.

Em outro trabalho que tratava de Remediação, os autores falavam sobre Remediação Sustentável. Fica fácil perceber que, para uma remediação com menor “Pegada Ecológica”, menos gasto de energia, etc, é importante que o site esteja muito bem investigado, para não haver desperdício de recursos de nenhum tipo.

Outro trabalho que chamou a nossa atenção e, provavelmente, de todos que assistiram, foi aquele que estimou que a massa dissolvida de Benzeno na Franja Capilar é da ordem de 50%-70%. Apenas metade da massa de Benzeno está dissolvida na água!!!! Isso porque o trabalho foi realizado em uma formação arenosa, homogênea e isotrópica. Imagine se levarmos em conta a espessura da Franja Capilar com predominância de argila!!!! A confirmação desse fator levará a uma mudança grande de paradigma para investigações de LNAPL: terá que ser dada uma grande importância para a franja capilar e as investigações terão de ser muito mais criteriosas.

Com um evento dessa importância, a ECD, através de seus diretores Marcos Tanaka Riyis e Mauro Tanaka Riyis, apresentou um painel onde expunha a visão da empresa sobre a aplicação da Norma 15495-1 no Brasil. Esse trabalho, que em breve estará disponível para download, fala dos principais pontos falhos na maior parte da instalação dos poços de monitoramento no Brasil. Em breve, o resumo seá postado aqui, e o trabalho completo ficará disponível para download.
Abaixo, as fotos do painel

Autores do Painel

Painel colocado na sua área

Área do painel do horário de exposição

Houve muitos pedidos de explicação e muitas trocas de ideias e informações durante o horário da apresentação.
Pode-se dizer que a elaborção e exposição desse trabalho foi extremamente proveitosa para a ECD.

Por fim, fazendo um balanço do II CIMAS, novamente foi um excelente evento, e obrigatório para quem trabalha na nossa área e se interessa pelas novidades acadêmicas e do mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

Novo Equipamento da ECD - Sonda Hollow Stem Auger no Trator

No início de fevereiro de 2010, a ECD colocou em funcionamento seu 4o equipamento mecanizado:
Depois de 2 Sondas Hollow Stem Auger montadas sobre caminhão e 1 Sonda Hidráulica Portátil, agora a ECD dispõe de um Trator como plataforma para uma Sonda Hidráulica Hollow Stem Auger. Além disso, ele ainda dispõe de um martelete hidráulico de alta capacidade acoplado, permitindo amostragem de solo contínua tipo "Dual Tube", ou concomitante com a sondagem com os Trados Ocos (Hollows), ou ainda a instalação de poços de monitoramento pré-montados (pre-packed).
A grande vantagem desse equipamento é a versatilidade de sites que ele pode trabalhar, pois existe muito pouca restrição ao seu acesso. Até agora ele trabalhou em um site que o caminhão não entrava devido ao pouco espaço e em um site onde foi preciso acionar a sua tração 4 x 4, por causa de um declive acentuado e um precário acesso em terra em um dia chuvoso. Graças à plataforma ser um trator traçado, o serviço foi executado.
Essa …

Sondagem Mecanizada é Cara?

Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil.
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve his…