Pular para o conteúdo principal

ECD Comemora Aquisição de Equipamento de CPTu


No início do último mês de dezembro, a ECD deu mais um grande salto de qualidade e adquire um equipamento completo de CPTu, incluindo um módulo de Resistividade, sendo, portanto, um R-CPTu.
O CPTu é também chamado de Piezocone Elétrico ou Cone Elétrico com poro-pressão. Esse é um ensaio já consolidado nos estudos e investigações Geotécnicas, e se baseia na cravação no solo de uma sonda que fornece os parâmetros resistência de ponta, atrito lateral e poro-pressão. Com esses parâmetros, obtidos online, durante a cravação da sonda, os Geotécnicos obtém dados importantes sobre o solo, com uma precisão muito maior que os ensaios tradicionais de SPT por exemplo.

 Sonda Preparada

 Detalhe da Ancoragem reforçada

 Microfone posicionado - sistema NOVA Acustic da Geosafe

 Iniciando ensaio


Nos estudos ambientais, essa será uma ferramenta excelente e muito precisa para o estudo do site e fundamental para a elaboração de um bom modelo conceitual. Com um ensaio de CPTu é possível ver, com precisão de centímetros, o perfil do solo em subsuperfície, possibilitando, inclusive, a determinação de finas lentes de material por onde o contaminante pode desenvolver um caminho preferencial. A combinação desses 3 parâmetros obtidos em um ensaio de CPTu permite estabelecer o perfil com elevado grau de certeza, e é uma ferramenta fundamental para se obter dados confiáveis em uma investigação, possibilitando uma economia importante na remediação, pois essa será adequadamente direcionada, seja qual for o sistema implantado.
Muitas vezes os estudos ambientais se deparam com uma dificuldade: como verificar o perfil litológico muito abaixo do nível d'água? O normal é efetuar-se sondagens via Direct Push com liner para verificar onde estão as camadas hidrogeológicas de interesse. Mas, quando o nível de água está raso (digamos, 2 metros) e a camada de interesse está mais profunda que 10-20 metros em solo com camadas de areia, certamente não será possível obter-se as amostras nos liners. O ensaio de CPTu é ideal para essa situação, pois irá determinar com precisão quais são as camadas hidrogeológicas em todo o perfil. Em alguns solos, ele poderá até estimar a carga potencial hidráulica em cada ponto do perfil.

Como uma espécie de “bônus”, o equipamento que a ECD acaba de adquirir permite a mensuração da condutividade elétrica do solo, com resolução de alguns centímetros. A variação nessa condutividade pode indicar lentes de material diferente no perfil do solo, ou eventual presença de alguma substância química de interesse em elevada concentração em determinado.

O equipamento é do tradicional fabricante norueguês Geosafe,em parceria com a empresa sueca Geotech, e é considerado o modelo mais moderno do mundo, com uma resolução altíssima e sem o uso de cabos, o que torna o trabalho muito mais rápido e eficiente.
Os treinamentos foram realizados no campo de provas da ECD em Sorocaba-SP e contou com a presença de Robert Handberg, Norueguês da Geosafe Brasil.
Inicialmente, a ECD irá oferecer esse serviço utilizando as suas sondas hidráulicas acopladas aos caminhões e ao Trator. O serviço é semelhante ao Direct Push, porém, ao invés de percussão, é a força hidráulica que irá empurrar a ponteira com os sensores até a profundidade necessária (normalmente, é perfeitamente possível atingir 30 metros ou mais). Além da equipe de sondagem, irá um Técnico que irá operar os aparelhos e passar os resultados à consultoria.
Em um dia normal de trabalho, sem grandes restrições de acesso, pode-se efetuar de 5 a 10 ensaios de 20 metros, o que irá economizar muito tempo e dinheiro na instalação de poços de monitoramento e, especialmente, na remediação.

Desta forma, a ECD mais uma vez dá a sua contribuição para um aumento da qualidade das investigações ambientais no Brasil, ao adquirir um equipamento de última geração, que possibilita a elaboração de modelos conceituais bem  precisos e permite a economia de recursos



 Equipamentos que possibilitam a visualização online dos resultados

 Sensor de Resistividade acoplado à sonda de CPTu

 Treinamento no software específico

 Fazendo a saturação do sensor

 Robert ensinando a efetuar a calibração e descontaminação do aparelho

Detalhe da interface, e efetuando a saturação do sensor de poro-pressão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont

Sua Majestade, o Poço de Monitoramento

Durante o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), muitas decisões devem ser tomadas, em muitas etapas. A área está contaminada ou não? Existe risco à saúde humana? Precisa ser remediada? Como? Atingiu as metas de remediação? Está reabilitada para o uso pretendido? Posso colocar pessoas para morar lá? São questões muito importantes social, ambiental e economicamente e devem ser respondidas após coleta e interpretação de dados da área. No Brasil, na imensa maioria das vezes, possivelmente em mais de 90% das situações, os dados que embasam essas decisões vêm de um único instrumento: o poço de monitoramento, personagem de maior veneração de toda a cadeia do GAC. Por isso, pode ser chamado de "Sua Majestade". Mas: de onde vem essa veneração? A resposta é complexa, mas vou aqui emitir a minha opinião: a veneração vem da tradição incrustada em toda a cadeia do GAC (Consultorias, principalmente, mas também poder público e grandes Responsáveis Legais como distribuidoras de pe