Pular para o conteúdo principal

ECD - 10 Anos!!!!!!!!!

É com muito orgulho e satisfação que anunciamos que, em dezembro/2014, a ECD Sondagens Ambientais Ltda. comemora 10 anos de sua fundação!!!!!!
Uma história que começou quando o Geólogo Manoel Riyis Gomes e seu filho Mauro Tanaka Riyis resolveram aproveitar o know-how que tinham com sondagens rotativas para mineração (6 anos como empresa própria e mais de 30 anos como profissional) para preencher uma lacuna existente no então embrionário mercado de investigação de áreas contaminadas: uma empresa especializada em serviços de sondagens para fins ambientais. Essa expertise em Geologia e Sondagens foi fundamental para o desenvolvimento de ferramentas adequadas para investigação, de procedimentos seguros e eficientes e para a formação e treinamento de uma equipe de colaboradores que sempre foi o diferencial da ECD. No início de 2005, Marcos Tanaka Riyis se junta à ECD para ser o Diretor Técnico, com a experiência nas questões ambientais e trazendo a formação em Engenharia Ambiental para complementar a formação necessária para uma adequada atuação no mercado ambiental de áreas contaminadas. Nesse momento, a ECD era uma empresa fundamentalmente de sondagens ambientais, e seus clientes eram as consultorias que trabalhavam com áreas contaminadas, cujo principal "filão" eram os postos de combustíveis.
Desde os primeiros trabalhos, a ECD estabeleceu que efetuaria suas operações com o princípio do trabalho justo, dando ao trabalhador todo o suporte necessário para a realização das atividades. Dentro desse princípio, a ECD estabeleceu que não trabalharia com trado manual, que é rotacionado somente pela força humana, a não ser que fosse a única alternativa técnica (não econômica) viável. As equipes, no início, utilizavam somente o Trado Mecanizado para efetuar as sondagens para instalação de poços de monitoramento e martelete elétrico manual para a amostragem de solo com liner.
Em 2005, a ECD resolveu investir pesado em inovação, dando o tom do que seria a sua história e adquiriu sua primeira sonda hidráulica para efetuar sondagens com Trado Oco Helicoidal, ou Hollow Stem Auger. Naquele momento, contava-se nos dedos de uma mão as empresas (de sondagem ou consultorias) que possuíam esse tipo de equipamento, e essa sonda colocou a ECD em um patamar mais elevado dentro da sondagem ambiental.
Entre 2006 e 2011, a ECD solidificou a sua presença no mercado de áreas contaminadas, tornando-se conhecida pela eficiência e qualidade em seus serviços de sondagem. Nesse período, a ECD reformou completamente a sua 1a sonda, construiu uma 2a sonda hidráulica de alta capacidade acoplada a um caminhão, construiu uma 3a sonda, agora acoplada a um Trator agrícola para aumentar a mobilidade do equipamento e construiu uma 4a sonda, portátil, com uma torre separada de uma unidade hidráulica, para a instalação mecanizada de poços rasos. Além dos serviços de sondagem, a ECD, nesse período, oferecia serviços de monitoramento de sistemas de remediação, ensaios hidrogeológicos e amostragem de água subterrânea pelo método da baixa vazão. O número de equipes de campo aumentou, e a ECD teve Geólogos, Engenheiros e Técnicos em seu quadro de colaboradores. Em paralelo, seus Diretores melhoraram sua qualificação, com a obtenção do título de Auditor Ambiental Internacional pelo Diretor Administrativo Mauro e de Pós Graduado em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo Diretor Técnico Marcos.
No final de 2011, a ECD deu seu salto de qualidade que alçou a empresa ao patamar que se encontra agora, de reconhecimento de todo o mercado brasileiro e também no exterior de excelência nos serviços de investigação geoambiental de áreas contaminadas. Entre 2011 e 2014, a ECD deixou de ser uma empresa de sondagens (mão-de-obra, ou "braço") com muitas equipes, para ser uma empresa que auxilia seus clientes (consultorias) a planejar e executar uma coleta de dados de alta qualidade ("cabeça"), com equipes muito bem treinadas e capacitadas, necessárias para atender as demandas e exigências atuais, muito mais rigorosas que as de 2004.
Nesse período de 3 anos, a ECD se diferenciou da seguinte forma:
- Adquiriu em 2011 seu equipamento de ensaio de piezocone de resistividade (RCPTu), que lançou a ECD no segmento da investigação de alta resolução (HRSC);
- Adquiriu, em 2012, sua sonda AMS-Power Probe modelo 9100-ATV, para a realização de toda uma gama de serviços Direct Push com altíssima qualidade ;
- Concluiu, através de seu Diretor Técnico, o Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental - Área de Geotecnia Ambiental, em 2012;
- Publicou diversos papers em Simpósios e Congressos no Brasil e no exterior, como: Battelle/2014 (Monterey/CA), CPT'14 (Las Vegas/NV), CIMAS (2011 e 2013), CBGE (2013), TC215-CPEG (Torino/Italy);
- Efetuou apresentações orais em Congressos e Simpósios nacionais e internacionais, dentre os quais se destacam: NGWA Summit/2013 (San Antonio/TX), Seminário Ekos (2012 e 2014), CBGE (2013), X Painel de Debates sobre Áreas Contaminadas (2013);
- Publicou um artigo em uma Revista Científica (RBGEA/2014);
- Foi convidada para ministrar palestras e treinamentos em diversos locais do Brasil;
- Através de seu Diretor Técnico, foi convidada para fazer parte do corpo docente do Centro Universitário SENAC, para os cursos de Remediação de Áreas Contaminadas e de Gerenciamento de Áreas Contaminadas;
- Foi convidada para fazer demonstrações em vários cursos e eventos ligados à Investigação de Áreas Contaminadas, como o curso de extensão da UNICAMP, o curso de pós em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC e o curso de extensão da CETESB;
- Elaborou um programa interno de treinamento sólido e extenso, pra formar investigadores ambientais;
- Contratou mão-de-obra qualificada (técnicos) para a realização dos trabalhos de campo, agora muito mais sofisticados e com necessidade de um rigor extremo na coleta de dados;
- Testou e desenvolveu novas ferramentas para a melhora da qualidade dos trabalhos;

Olhando para trás, nos últimos 10 anos, a ECD cresceu muito em qualidade, tecnologia, reconhecimento e respeito, e conseguiu isso graças ao permanente investimento em inovação, à dedicação de seus colaboradores e à visão de seus fundadores. Daqui a 10 anos, os mesmos pilares farão a ECD estar em um patamar ainda mais elevado dentro do mercado de áreas contaminadas no Brasil.

Finalizamos esse texto comemorativo agradecendo à confiança que o mercado teve na nossa empresa, e aos clientes, que são a razão da existência da ECD. 

Muito obrigado a todos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

ECD ministra aula de campo para alunos do SENAC

A ECD Sondagens Ambientais Ltda, através de seu Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, ministrou duas aulas práticas sobre Investigação de Áreas Contaminadas para alunos do SENAC.
A primeira delas, em maio/2015, foi para alunos da 2a turma do Curso de Pós Graduação em Remediação de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina Técnicas de Investigação para Remediação.
A segunda, em junho/2015, foi para alunos da 14a turma do curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina de Técnicas de Investigação, sob a responsabilidade do Professor Ms. Vicente de Aquino Neto.
O objetivo das aulas foi proporcionar aos alunos um contato com algumas ferramentas pouco usuais nas investigações de áreas contaminadas atualmente conduzidas no Brasil, sempre visando uma mudança no paradigma, que coloque a etapa de diagnóstico no centro do processo, e que a identificação da massa de contaminante e sua interação com o meio físico seja o resultado da etapa de investigação, não um …

ECD faz ensaios RCPTu para dimensionar remediação

No mês de março/2013, a ECD foi contratada por uma Consultoria para coletar dados geoambientais em uma área contaminada por diesel no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo-SP. Após uma conversa muito proveitosa com a Consultoria parceira, o corpo técnico da ECD, aproveitando sua experiência e pesquisas sobre Investigação Geoambiental de Alta Resolução sugeriu que, antes da instalação dos poços de bombeamento solicitada inicialmente, fossem feitos alguns ensaios de piezocone de resistividade (RCPTu) para uma adequada elaboração do Modelo Conceitual do Site e, com isso, os referidos poços pudessem ser adequadamente locados e dimensionados. A Consultoria prontamente aceitou, pois foi contratada pelo "Responsável Legal" para corrigir uma remediação projetada e executada por uma outra consultoria, que havia falhado. Para resolver o problema, era necessária uma adequada investigação geoambiental, e o ensaio RCPTu foi a ferramenta escolhida. Como o responsável pela Consultoria co…