Pular para o conteúdo principal

Varredura Vertical de SQIs

Embora seja um nome complicado, a varredura vertical de Substâncias Químicas de Interesse (SQIs) é um conceito relativamente simples na investigação de áreas contaminadas: consiste em verificar qual a distribuição vertical do seu contaminante, ou seja, em quais profundidades há maior massa das SQIs, com duas finalidades principais: selecionar amostras para a realização de análises químicas quantitativas; e verificar quais as principais interações das SQIs com o meio físico, tudo isso em escala de detalhe, em especial nas áreas fonte.
Em resumo, essa varredura vertical de SQIs é um dos dois pilares da investigação em alta resolução, junto com a definição e delimitação das unidades hidroestratigráficas (especialmente as zonas de fluxo e zonas de armazenamento).
As varreduras verticais são importantes para qualquer SQI a ser investigada, mas tem seu uso mais comumente aplicado nos hidrocarbonetos de petróleo e nos compostos orgânicos voláteis (VOCs).
Esse texto irá tratar da varredura vertical para hidrocarbonetos de petróleo não voláteis (em breve, um texto específico e bem interessante sobre a varredura vertical de VOCs).
Muito tem se falado sobre a necessidade de melhorar a resolução da investigação. Nós mesmos, aqui na ECD, já repetidamente batemos nessa tecla (aqui, aqui e aqui, por exemplo), e já é uma espécie de consenso no mundo inteiro dentro do segmento das áreas contaminadas. A recente DD-038, da CETESB, determina, entre outras coisas, que a fonte seja investigada "com a resolução adequada", e que a massa seja quantificada em todos os meios, o que, na prática, significa que a investigação deve ser feita em alta resolução.
Partindo do princípio que a fonte já está identificada e que o Responsável Técnico já é obrigado, na investigação, a realizar uma amostragem de solo de perfil completo (incluindo a zona saturada) para quantificar a massa retida/residual e para identificar e delimitar as unidades hidroestratigráficas, podemos dizer o seguinte:

- Se houver a possibilidade de um composto volátil ser uma das SQIs, é obrigatório, pela norma NBR 16.434, que a amostragem de solo seja feita pela metodologia Direct Push com liner;



- Se a profundidade da sua amostragem de solo é maior que o comprimento do amostrador, é necessário que se utilize as metodologias adequadas, que garantam uma amostragem representativa da profundidade, ou seja, Dual Tube, Piston Sampler, ou, em último caso, Single Tube revestido por Hollow Stem Auger, como já dissemos muitas vezes;

Piston Sampler

- Mesmo em hidrocarbonetos, é preciso realizar a amostragem de solo de perfil completo, incluindo a zona saturada, caso seja necessário instalar poços de monitoramento, caso contrário, não é possível identificar e delimitar as unidades hidroestratigráficas;
- Caso você discorde do item anterior , ainda assim, há de se concordar que o Responsável Técnico pode, se quiser, coletar amostras de solo na zona saturada. Lembrando que a DD-038 manda quantificar a massa em todos os meios (solo é um deles) em todas as unidades hidroestratigráficas



Sendo assim, é possível realizar uma excelente varredura vertical de hidrocarbonetos de petróleo utilizando a famosa Caixa Preta de Luz UV-A, desenvolvida pela ECD (aqui você pode acessar um texto breve, aqui o artigo publicado e aqui um vídeo com a apresentação no Congresso). Os resultados são muito bons quando o contaminante é óleo lubrificante, óleo combustível, óleo de corte ou diesel, ou seja, é possível observar de maneira assertiva e com razoável precisão a posição vertical dos hot spots de hidrocarbonetos de petróleo, ou seja, onde está, provavelmente, a maior massa relativamente imóvel, que pode estar livre, retida, ou residual (uma discussão sobre esses conceitos será publicada em outro momento).



Imaginando que uma amostragem Direct Push com liner bem feita (Dual Tube, Piston Sampler ou Single Tube revestida) será realizada de qualquer modo, o custo adicional de se realizar essa varredura vertical é praticamente nulo, pois basta submeter os liners a uma luz ultravioleta do tipo UV-A (ou luz negra) de 20-50W de potência em um ambiente escuro, que os resultados serão muito interessantes. No caso dos serviços prestados pela ECD, ela leva a sua caixa preta de Luz UV-A, especialmente desenvolvida para esse fim, sem custo adicional nenhum. Mas qualquer um consegue construir um dispositivo desses a um custo muito baixo (em torno de R$ 200,00).



Alternativamente a essa varredura aqui sugerida (amostragem de solo com liners + Luz UV-A), a consultoria pode utilizar um equipamento moderno, fabricado pela Geoprobe, e disponível no Brasil, o OIP (Optical Image Profiler), cujo princípio de funcionamento é o mesmo: irradiar uma energia (no caso, luz UV-A) e observar o comportamento do contaminante ligado ao solo. Obviamente, o OIP é mais moderno, permite uma leitura contínua em tempo real do solo e tem a vantagem de não precisar do liner para fazer a varredura vertical, porém, a varredura vertical de hidrocarbonetos utilizando luz UV-A, tem a vantagem importante de ter o liner, com isso, permitir que, concomitante com a varredura, sejam selecionadas amostras para análises químicas (obrigatório pela DD-038), e descrito o perfil do solo para definição das unidades hidroestratigráficas (também obrigatório pela DD-038), além da vantagem muito expressiva do custo, que é bem menor.




 

Desta forma, embora o OIP seja uma excelente ferramenta de screening (varredura) vertical de SQIs para hidrocabonetos, o seu uso não é obrigatório, existe uma alternativa de menor custo e eficiência compatível, que é utilizar a Caixa Preta de Luz UV-A para observar as amostras de solo obtidas no liner através de amostragem Direct Push - Dual Tube, com a vantagem, para essa última, de se ter o liner na mão para a realização de outras atividades que são obrigatórias, ou seja, se for realizada a varredura com OIP, de qualquer modo será necessário obter-se amostras de solo.

Em resumo, uma boa investigação, com resolução adequada, não precisa ser cara, nem utilizar equipamentos de última geração que fornecem dados em tempo real, basta utilizar de modo inteligente as ferramentas que dispomos no nosso país.



Gostou do Artigo? Deixe um Comentário e Curta nossa página no Facebook


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD  está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho. A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com