Pular para o conteúdo principal

Balanço 2010

O ano de 2010, para a ECD foi tudo, menos um ano "calmo", como, aliás, é de se esperar quando se trabalha com sondagens.
Iniciou de modo ótimo, com a nossa presença na Envirofield Conference, do David Nielsen: muitas idéias, muitos planos, muita tecnologia, técnicas e equipamentos de ponta que foram sendo aplicadas aos poucos na ECD. Muitas delas ainda não conseguimos implementar, mas vamos chegar lá.
Nos primeiros meses após a nossa volta dos EUA, a demanda por serviços caiu muito, o que nos impediu de fazer novos investimentos. Ficamos, realmente, numa situação desconfortável financeiramente falando, mas  não deixamos cair o padrão de qualidade e técnica. Tivemos que reduzir 1 equipe de sondagem
A partir de julho, com o fim da Copa do Mundo, a demanda voltou a crescer, e dessa vez, de modo assustador. Durante essa recuperação e aumento exponencial da demanda, surgiu um novo problema: alguns colaboradores deixaram a empresa: os Engenheiros para trabalhar em outra atividade (Consultoria e Segurança no Trabalho) e alguns auxiliares de sondagem para trabalhar na Construção Civil.
Como todos sabem, o crescimento do país nesse ano foi avassalador, bem como a demanda por mão-de-obra, de modo que é o menor índice de desemprego da História. Isso reflete na nossa empresa, pois foi muito difícil encontrar novos auxiliares de sondagem com o padrão conhecido da ECD.
Tentamos indicação, agência de empregos, anúncios, etc, e foi difícil reunir uma equipe boa
Por fim, a ECD chegou no final do ano tendo que recusar serviços, tamanha era a demanda. Em dezembro estávamos com as equipes completas e, se conseguíssemos arranjar mais 3, poderíamos montar mais uma que a demanda absorveria, ou seja, acabamos o ano em um pico de alta (que significa, obviamente, um alto nível de stress para suportar)
Em 2010, a ECD participou de vários eventos, cursos e outros, como o Programa de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, as aulas e palestras que foram ministradas para o curso de Engenharia Ambiental na UNESP/Sorocaba, o Groundwater Camp, do Programa PIA. Essas participações ajudaram nas idéias e inovaçõe que a ECD pretende implementar para 2011.

Nesse período de reflexões, resolvemos retomar as idéias do início do ano: aumentar a tecnologia agregada aos serviços da ECD, de modo que seja minimizada a necessidade da força física humana. Assim, os trabalhos "pesados" serão realizados preferencialmente por máquinas, e consequentemente, os trabalhadores "sofram" menos, o que está de acordo com o princípio do "trabalho justo". Concomitantemente, a qualidade, eficiência e rendimento dos serviços tende a ser maior.

Enfim, apesar dos percalços, 2010 foi um ano muito bom para a ECD, e esperamos que 2011 seja ainda melhor!!!!!

Feliz 2011 a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD  está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho. A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com