Pular para o conteúdo principal

Balanço 2010

O ano de 2010, para a ECD foi tudo, menos um ano "calmo", como, aliás, é de se esperar quando se trabalha com sondagens.
Iniciou de modo ótimo, com a nossa presença na Envirofield Conference, do David Nielsen: muitas idéias, muitos planos, muita tecnologia, técnicas e equipamentos de ponta que foram sendo aplicadas aos poucos na ECD. Muitas delas ainda não conseguimos implementar, mas vamos chegar lá.
Nos primeiros meses após a nossa volta dos EUA, a demanda por serviços caiu muito, o que nos impediu de fazer novos investimentos. Ficamos, realmente, numa situação desconfortável financeiramente falando, mas  não deixamos cair o padrão de qualidade e técnica. Tivemos que reduzir 1 equipe de sondagem
A partir de julho, com o fim da Copa do Mundo, a demanda voltou a crescer, e dessa vez, de modo assustador. Durante essa recuperação e aumento exponencial da demanda, surgiu um novo problema: alguns colaboradores deixaram a empresa: os Engenheiros para trabalhar em outra atividade (Consultoria e Segurança no Trabalho) e alguns auxiliares de sondagem para trabalhar na Construção Civil.
Como todos sabem, o crescimento do país nesse ano foi avassalador, bem como a demanda por mão-de-obra, de modo que é o menor índice de desemprego da História. Isso reflete na nossa empresa, pois foi muito difícil encontrar novos auxiliares de sondagem com o padrão conhecido da ECD.
Tentamos indicação, agência de empregos, anúncios, etc, e foi difícil reunir uma equipe boa
Por fim, a ECD chegou no final do ano tendo que recusar serviços, tamanha era a demanda. Em dezembro estávamos com as equipes completas e, se conseguíssemos arranjar mais 3, poderíamos montar mais uma que a demanda absorveria, ou seja, acabamos o ano em um pico de alta (que significa, obviamente, um alto nível de stress para suportar)
Em 2010, a ECD participou de vários eventos, cursos e outros, como o Programa de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, as aulas e palestras que foram ministradas para o curso de Engenharia Ambiental na UNESP/Sorocaba, o Groundwater Camp, do Programa PIA. Essas participações ajudaram nas idéias e inovaçõe que a ECD pretende implementar para 2011.

Nesse período de reflexões, resolvemos retomar as idéias do início do ano: aumentar a tecnologia agregada aos serviços da ECD, de modo que seja minimizada a necessidade da força física humana. Assim, os trabalhos "pesados" serão realizados preferencialmente por máquinas, e consequentemente, os trabalhadores "sofram" menos, o que está de acordo com o princípio do "trabalho justo". Concomitantemente, a qualidade, eficiência e rendimento dos serviços tende a ser maior.

Enfim, apesar dos percalços, 2010 foi um ano muito bom para a ECD, e esperamos que 2011 seja ainda melhor!!!!!

Feliz 2011 a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

Novo Equipamento da ECD - Sonda Hollow Stem Auger no Trator

No início de fevereiro de 2010, a ECD colocou em funcionamento seu 4o equipamento mecanizado:
Depois de 2 Sondas Hollow Stem Auger montadas sobre caminhão e 1 Sonda Hidráulica Portátil, agora a ECD dispõe de um Trator como plataforma para uma Sonda Hidráulica Hollow Stem Auger. Além disso, ele ainda dispõe de um martelete hidráulico de alta capacidade acoplado, permitindo amostragem de solo contínua tipo "Dual Tube", ou concomitante com a sondagem com os Trados Ocos (Hollows), ou ainda a instalação de poços de monitoramento pré-montados (pre-packed).
A grande vantagem desse equipamento é a versatilidade de sites que ele pode trabalhar, pois existe muito pouca restrição ao seu acesso. Até agora ele trabalhou em um site que o caminhão não entrava devido ao pouco espaço e em um site onde foi preciso acionar a sua tração 4 x 4, por causa de um declive acentuado e um precário acesso em terra em um dia chuvoso. Graças à plataforma ser um trator traçado, o serviço foi executado.
Essa …

Sondagem Mecanizada é Cara?

Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil.
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve his…