Pular para o conteúdo principal

2011 Começou pra valer!!!!!

O ano começou com uma série de mudanças na ECD.
A primeira delas é que alguns colaboradores deixaram a nossa empresa, enquanto outros entraram. A vida segue para quem sai e para quem fica, mas de uma coisa temos certeza: podemos dizer que os colaboradores que estão conosco realmente estão vestindo a camisa vermelha e azul da ECD e remando para o mesmo lado, trabalhando sempre a favor.
A outra novidade é que o novo organograma e as novas diretrizes da ECD permitem que ocorra um acompanhamento mais próximo da direção da empresa sobre as equipes, e esse feedback tem sido excelente!!!
Os treinamentos e orientações tem sido mais frequentes, bem como o diálogo entre a ECD e as consultorias parceiras, tanto com os coordenadores, gerentes e diretores quanto com o pessoal de campo dessas consultorias. Nesses diálogos, muitas idéias novas têm surgido.
As principais inovações propostas para 2011 têm caminhado bem: A Sonda Portátil, que está passando pelos testes finais, irá permitir que quase todo o trabalho que hoje é  feito com Trado Mecanizado seja feito com essa máquina exigindo muito menos esforço e obtendo muito mais qualidade nas instalações de poços de monitoramento. Além disso, estão sendo realizados testes para que ela consiga realizar sondagens com Trado Oco com pequenas profundidades. Para isso, foram desenhadas e construídas ferramentas inteiramente novas (inclusive Trados Ocos especiais) especificamente para esse fim.
As equipes de Trado e de Hollow ganharam mais ferramentas que permitem abranger um espectro maior de serviços e ganhar mais produtividade. Em breve falaremos sobre eles.
As realizações:  nesses 2 primeiros meses do ano conseguimos colocar a casa em ordem, realizar toda a manutenção necessária, adquirimos equipamentos e ferramentas, implementamos mudanças e upgrades nos equipamentos de sondagem, estabelecemos um programa de treinamento e avaliação com os colaboradores, e tivemos um bimestre muito movimentado, felizmente, o que equivale dizer que “trocamos o pneu com o carro andando”.
Os serviços: demos andamento a um contrato grande que fechamos no final de 2010, que absorve 1 equipe em tempo integral (às vezes mais). Além disso, a Hidroplan, parceira de longa data, também manteve pelo menos 1 equipe nossa ocupada em tempo integral. Durante esses 2 meses, outros parceiros, novos e antigos, também mantiveram as equipes de sondagem e amostragem ocupadas, para a nossa satisfação. Outro indicador importante é a quantidade de propostas que foram solicitadas para nós, muito superior aos anos anteriores no mesmo período.
Assim, temos a convicção que os serviços estão melhorando, em qualidade e quantidade, e que nossos objetivos para 2011 serão atingidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

ECD ministra aula de campo para alunos do SENAC

A ECD Sondagens Ambientais Ltda, através de seu Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, ministrou duas aulas práticas sobre Investigação de Áreas Contaminadas para alunos do SENAC.
A primeira delas, em maio/2015, foi para alunos da 2a turma do Curso de Pós Graduação em Remediação de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina Técnicas de Investigação para Remediação.
A segunda, em junho/2015, foi para alunos da 14a turma do curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina de Técnicas de Investigação, sob a responsabilidade do Professor Ms. Vicente de Aquino Neto.
O objetivo das aulas foi proporcionar aos alunos um contato com algumas ferramentas pouco usuais nas investigações de áreas contaminadas atualmente conduzidas no Brasil, sempre visando uma mudança no paradigma, que coloque a etapa de diagnóstico no centro do processo, e que a identificação da massa de contaminante e sua interação com o meio físico seja o resultado da etapa de investigação, não um …

ECD faz ensaios RCPTu para dimensionar remediação

No mês de março/2013, a ECD foi contratada por uma Consultoria para coletar dados geoambientais em uma área contaminada por diesel no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo-SP. Após uma conversa muito proveitosa com a Consultoria parceira, o corpo técnico da ECD, aproveitando sua experiência e pesquisas sobre Investigação Geoambiental de Alta Resolução sugeriu que, antes da instalação dos poços de bombeamento solicitada inicialmente, fossem feitos alguns ensaios de piezocone de resistividade (RCPTu) para uma adequada elaboração do Modelo Conceitual do Site e, com isso, os referidos poços pudessem ser adequadamente locados e dimensionados. A Consultoria prontamente aceitou, pois foi contratada pelo "Responsável Legal" para corrigir uma remediação projetada e executada por uma outra consultoria, que havia falhado. Para resolver o problema, era necessária uma adequada investigação geoambiental, e o ensaio RCPTu foi a ferramenta escolhida. Como o responsável pela Consultoria co…