Pular para o conteúdo principal

Você precisa fazer sondagens em lugar de difícil acesso?

Em muitas situações (por exemplo, na investigação de aterros ou áreas há muito abandonadas), a consultoria tem dificuldade em achar um equipamento que seja, ao mesmo tempo potente (portanto, mecanizado) e que consiga chegar em locais de difícil acesso.

Para esse tipo de situação, a ECD tem uma possível solução: a Sonda Hidráulica acoplada ao Trator ECD-TR01.
Nesse link, ela pode ser vista trabalhando com o equipamento de CPT. Nesse, a sonda pode ser vista trabalhando com Trados Ocos (Hollow Stem Auger).
Essa Sonda possui torque máximo de 3.000 N.m, executa, além de Ensaios de Cone, Piezocone, CPTu e R-CPTu, sondagens com Trado Oco Helicoidal (Hollow Stem Auger) ou Trado Sólido (Solid Auger).
Os Trados Ocos possuem diâmetros de 190 mm (externo) x 102 mm (interno), e a sonda tem capacidade de avançar em solos “normais” até o limite de 20,00 metros de profundidade. Por dentro dos Trados Ocos, pode-se efetuar amostragem de solo via Direct Push com o uso de martelete hidráulico manual, utilizando a unidade hidráulica do próprio Trator (não há necessidade de energia elétrica no processo)
Os Trados Sólidos possuem diâmetros de 150 mm (6’’) e a sonda tem capacidade de avançar em solos “normais” até o limite de 24,00 metros de profundidade, em uma velocidade de perfuração muito maior que nos Trados Ocos. Porém, essa ferramenta não permite a instalação de poços “por dentro” dos trados uma vez que são sólidos. Da mesma forma, para se efetuar amostragem de solo Direct Push concomitante, com os trados sólidos seria preciso retirar toda a composição a cada metro, mantendo o furo aberto.
Ambas as ferramentas permitem que a geometria do furo fique ótima e a sondagem fique perfeitamente alinhada, além de permitir furar em locais com solo mais compacto (argilas, por exemplo).
É possível, também, efetuar qualquer serviço de Direct Push, como amostragem de solo, amostragem rápida de água, instalação de poços de pequeno diÂmetro, injeção de reagentes, entre outros.

A vantagem óbvia desse equipamento é realmente a versatilidade.

Você precisa efetuar sondagens em um lugar como esse aqui? Basta entrar em contato conosco

Vista Geral da área - qualquer veículo atola, mesmo 4x4 

A chuva foi tanta que levou o acesso feito com essas manilhas de concreto 

Sonda fazendo furos com Trado Sólido de 6'' e instalando poços de 10-15 metros em argila compacta 

Visão do local e dos morros que a sona tem que ir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD  está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho. A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com