Pular para o conteúdo principal

ECD na Environmental Field Conference - 2012

A exemplo do ano de 2010, a ECD esteve, entre os dias 16 e 19 de março de 2012, na versão 2012 da Environmental Field Conference, em Tampa-FL. Esse esforço e direcionamento de recursos da empresa em capacitação mostra mais um passo que a ECD dá na direção da busca pela excelência e inovação

Nesse ano, a Conferência não foi tão impressionante quanto na edição de 2010, pois teve menos produtos expostos e menos demonstrações de campo.
No entanto, um ponto positivo foi a presença maciça de brasileiros, mostrando que uma parte expressiva do mercado brasileiro está preocupado em atualizar seus conhecimentos e buscar a melhora na sua atuação. Estiveram presentes representantes da Clean e da Hidrosuprimentos (setor de equipamentos), dos nossos "amigos-concorrentes" da Aragon (sondagens), da Mineração Araxá, e das consultorias: Arcadis, Água Marinha, Antares, SGW e Solixx. A troca de informações entre nós brasileiros foi um dos pontos altos do evento para a ECD.

Particularmente para nós, os principais pontos positivos da Conferência foram:
- Reencontrar vários amigos, em particular o Paulo Negrão, da Clean, que nos brindou com ótimas histórias e vários conselhos sobre Meio Ambiente e mais ainda sobre música, uma paixão comum.
- Os excelentes papos com o Eduardo Bampa (nosso amigo particular) e a Renata da Aragon Sondagens, com muitas trocas de informação, dicas e uma ideia em comum: não vamos derrubar a qualidade para disputar no preço com outras empresas de sondagem que não tenham o mesmo nível que a ECD e a Aragon. Em paralelo, vamos tentar nos unir para exigir que as demais empresas de sondagem tenham também que seguir um padrão mínimo de procedimentos trabalhistas, técnicos e de segurança (por exemplo, um responsável perante ao CREA).
- A possibilidade de divulgação da ECD para consultorias que não nos conheciam (Solixx, SGW e Antares, por exemplo)
- O contato direto com fornecedores atuais e futuros de equipamentos para a ECD. Pudemos ver in loco como funcionam alguns equipamentos que temos a intenção de trazer em um futuro próximo.
- Algumas palestras excelentes, como a 1a, logo na abertura da Conferência, que evidenciou com números que o gasto de 1 dólar a mais para melhorar a investigação economiza cerca de 10 dólares na remediação. A mesma palestra mostrou que a pluma de LNAPL quase nunca está onde se espera que esteja e que os métodos de investigação em alta resolução podem minimizar esses erros
- As palestras que enfatizaram o valor da investigação (quase todas) mostraram que o CPTu, é uma ferramenta excelente, principalmente quando associada à sonda de resistividade. Esse equipamento a ECD já oferece, como pode ser visto aqui. A importância do CPTu e do R-CPTu foi cantada em verso e prosa, sozinha ou como base para os vários métodos de LIF, FFD, MIP ou MIHPT.

Como balanço geral, a nossa participação na Environmental Field Conference foi extremamente proveitosa, no aspecto técnico, e no pessoal., e é mais um passo na direção que a ECD quer trilhar.

Algumas fotos
Os amigos da AMS em mais uma apresentação: Tom e Ken 

Veículo auxiliar da Geoprobe para cravação do MIP+HPT+EC 

Geoprobe da linha 7000 montada sobre caminhão fazendo a demonstração do MIP+HPT. Essa sonda possui também o martelo automático para SPT mecanizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont

Sua Majestade, o Poço de Monitoramento

Durante o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), muitas decisões devem ser tomadas, em muitas etapas. A área está contaminada ou não? Existe risco à saúde humana? Precisa ser remediada? Como? Atingiu as metas de remediação? Está reabilitada para o uso pretendido? Posso colocar pessoas para morar lá? São questões muito importantes social, ambiental e economicamente e devem ser respondidas após coleta e interpretação de dados da área. No Brasil, na imensa maioria das vezes, possivelmente em mais de 90% das situações, os dados que embasam essas decisões vêm de um único instrumento: o poço de monitoramento, personagem de maior veneração de toda a cadeia do GAC. Por isso, pode ser chamado de "Sua Majestade". Mas: de onde vem essa veneração? A resposta é complexa, mas vou aqui emitir a minha opinião: a veneração vem da tradição incrustada em toda a cadeia do GAC (Consultorias, principalmente, mas também poder público e grandes Responsáveis Legais como distribuidoras de pe