Pular para o conteúdo principal

ECD Apresenta Ensaio de RCPTu no SENAC-SP

No dia 1o de setembro de 2012, a equipe da ECD Sondagens Ambientais apresentou o seu equipamento de RCPTu para os alunos do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC-SP.
A apresentação foi feita no próprio Campus Santo Amaro, no "campo de provas" do curso, atendendo a um convite do docente da disciplina de Técnicas de Investigação, o professor Vicente Aquino Neto, referendado pelo Coordenador do Curso, o professor Rodrigo Cunha.
A ECD foi representada pelo Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, pelo Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite, pelo Técnico Ambiental Tiago Ferreira, pelo Técnico em Mineração Eduardo Rodrigues (um dos Técnicos-Operadores da ECD), e pelo Encarregado de Sondagem Charles Oliveira, que levaram a campo a Sonda Hidráulica montada sobre Trator, a ECD-TR-01, munida de todo o ferramental para a cravação do piezocone de resistividade (RCPTu), mais um conjunto de Trados Sólidos para sondagem convencional e, obviamente, o equipamento do RCPTu em si.
Foi uma oportunidade muito boa de mostrar as possibilidades de uso dessa ferramenta de investigação de alta definição que pode proporcionar uma melhora substancial na elaboração de um modelo conceitual hidrogeológico mais preciso e com menos incertezas. Pôde-se perceber o grau de detalhe das informações obtidas do perfil e, comparando-se com métodos consagrados como o Direct Push, apresenta vantagens, como a não-necessidade de recuperação de amostras em solos arenosos e saturados, que dificilmente são recuperadas nos amostradores tipo "liner". O ensaio mostrou também as limitações do método, pois foi interrompido na profundidade em que encontrou uma camada de cascalho de granulometria muito grossa (partículas com cerca de 30-50 mm de diâmetro).

A ECD se sente honrada em poder enriquecer a formação dos profissionais que atuam diretamente na Investigação Geoambiental de Áreas Contaminadas, e espera que essa contribuição ajude os trabalhos a serem cada vez melhores. O orgulho é ainda maior por contribuir com esse excelente curso de Pós-Graduação que é obrigatório para quem pretende atuar na área.

Abaixo algumas imagens

Encarregado Charles dirigindo o Trator 

Preparação para a demostração: ancoragem da sonda e ligações eletrônicas

Ferramental básico posicionado 

Sonda e equipamentos preparados, aguardando a chegada dos alunos 

Engenheiro Rafael, a Sonda e os veículos de apoio da ECD 

Equipe da ECD aguardando os alunos, com o ferramental e equipamentos preparados 

Marcos mostrando o cone com sensor de resistividade. À direita, o Coordenador Rodrigo e o professor Vicente 

Visão do público, composto basicamente pelos alunos do Curso de Pós-Graduação do SENAC



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont...

Sua Majestade, o Poço de Monitoramento

Durante o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), muitas decisões devem ser tomadas, em muitas etapas. A área está contaminada ou não? Existe risco à saúde humana? Precisa ser remediada? Como? Atingiu as metas de remediação? Está reabilitada para o uso pretendido? Posso colocar pessoas para morar lá? São questões muito importantes social, ambiental e economicamente e devem ser respondidas após coleta e interpretação de dados da área. No Brasil, na imensa maioria das vezes, possivelmente em mais de 90% das situações, os dados que embasam essas decisões vêm de um único instrumento: o poço de monitoramento, personagem de maior veneração de toda a cadeia do GAC. Por isso, pode ser chamado de "Sua Majestade". Mas: de onde vem essa veneração? A resposta é complexa, mas vou aqui emitir a minha opinião: a veneração vem da tradição incrustada em toda a cadeia do GAC (Consultorias, principalmente, mas também poder público e grandes Responsáveis Legais como distribuidoras de pe...

Amostragem de Solo - Metodologias

Vários amigos leram o meu artigo anterior, sobre o papel da Amostragem de Solo na Investigação de Áreas Contaminadas , e pediram para eu desenvolver um pouco mais os detalhes de qual modalidade de amostragem de solo deve ser utilizada para cada situação. Quem leu o artigo anterior e outros textos meus já deve ter se convencido que a amostragem de solo é a etapa fundamental da investigação de áreas contaminadas, que ela deve ser feita inclusive na zona saturada, que ela é obrigatória para instalação de poços de monitoramento e que ela deve ser feita preferencialmente por Direct Push com liner . Vou tentar aqui desenvolver o porquê disso e qual modalidade de Direct Push se adequa melhor a cada ocasião. Inicialmente, olhando para uma situação mais simples, que é a amostragem do solo superficial, até 1,0 m de profundidade, pode-se dizer que praticamente toda metodologia e ferramenta consegue coletar amostras representativas, variando um pouco apenas de acordo com o objetivo e com ...