Pular para o conteúdo principal

ECD Apresenta Ensaio de RCPTu no SENAC-SP

No dia 1o de setembro de 2012, a equipe da ECD Sondagens Ambientais apresentou o seu equipamento de RCPTu para os alunos do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC-SP.
A apresentação foi feita no próprio Campus Santo Amaro, no "campo de provas" do curso, atendendo a um convite do docente da disciplina de Técnicas de Investigação, o professor Vicente Aquino Neto, referendado pelo Coordenador do Curso, o professor Rodrigo Cunha.
A ECD foi representada pelo Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, pelo Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite, pelo Técnico Ambiental Tiago Ferreira, pelo Técnico em Mineração Eduardo Rodrigues (um dos Técnicos-Operadores da ECD), e pelo Encarregado de Sondagem Charles Oliveira, que levaram a campo a Sonda Hidráulica montada sobre Trator, a ECD-TR-01, munida de todo o ferramental para a cravação do piezocone de resistividade (RCPTu), mais um conjunto de Trados Sólidos para sondagem convencional e, obviamente, o equipamento do RCPTu em si.
Foi uma oportunidade muito boa de mostrar as possibilidades de uso dessa ferramenta de investigação de alta definição que pode proporcionar uma melhora substancial na elaboração de um modelo conceitual hidrogeológico mais preciso e com menos incertezas. Pôde-se perceber o grau de detalhe das informações obtidas do perfil e, comparando-se com métodos consagrados como o Direct Push, apresenta vantagens, como a não-necessidade de recuperação de amostras em solos arenosos e saturados, que dificilmente são recuperadas nos amostradores tipo "liner". O ensaio mostrou também as limitações do método, pois foi interrompido na profundidade em que encontrou uma camada de cascalho de granulometria muito grossa (partículas com cerca de 30-50 mm de diâmetro).

A ECD se sente honrada em poder enriquecer a formação dos profissionais que atuam diretamente na Investigação Geoambiental de Áreas Contaminadas, e espera que essa contribuição ajude os trabalhos a serem cada vez melhores. O orgulho é ainda maior por contribuir com esse excelente curso de Pós-Graduação que é obrigatório para quem pretende atuar na área.

Abaixo algumas imagens

Encarregado Charles dirigindo o Trator 

Preparação para a demostração: ancoragem da sonda e ligações eletrônicas

Ferramental básico posicionado 

Sonda e equipamentos preparados, aguardando a chegada dos alunos 

Engenheiro Rafael, a Sonda e os veículos de apoio da ECD 

Equipe da ECD aguardando os alunos, com o ferramental e equipamentos preparados 

Marcos mostrando o cone com sensor de resistividade. À direita, o Coordenador Rodrigo e o professor Vicente 

Visão do público, composto basicamente pelos alunos do Curso de Pós-Graduação do SENAC



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

ECD ministra aula de campo para alunos do SENAC

A ECD Sondagens Ambientais Ltda, através de seu Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, ministrou duas aulas práticas sobre Investigação de Áreas Contaminadas para alunos do SENAC.
A primeira delas, em maio/2015, foi para alunos da 2a turma do Curso de Pós Graduação em Remediação de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina Técnicas de Investigação para Remediação.
A segunda, em junho/2015, foi para alunos da 14a turma do curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina de Técnicas de Investigação, sob a responsabilidade do Professor Ms. Vicente de Aquino Neto.
O objetivo das aulas foi proporcionar aos alunos um contato com algumas ferramentas pouco usuais nas investigações de áreas contaminadas atualmente conduzidas no Brasil, sempre visando uma mudança no paradigma, que coloque a etapa de diagnóstico no centro do processo, e que a identificação da massa de contaminante e sua interação com o meio físico seja o resultado da etapa de investigação, não um …

ECD faz ensaios RCPTu para dimensionar remediação

No mês de março/2013, a ECD foi contratada por uma Consultoria para coletar dados geoambientais em uma área contaminada por diesel no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo-SP. Após uma conversa muito proveitosa com a Consultoria parceira, o corpo técnico da ECD, aproveitando sua experiência e pesquisas sobre Investigação Geoambiental de Alta Resolução sugeriu que, antes da instalação dos poços de bombeamento solicitada inicialmente, fossem feitos alguns ensaios de piezocone de resistividade (RCPTu) para uma adequada elaboração do Modelo Conceitual do Site e, com isso, os referidos poços pudessem ser adequadamente locados e dimensionados. A Consultoria prontamente aceitou, pois foi contratada pelo "Responsável Legal" para corrigir uma remediação projetada e executada por uma outra consultoria, que havia falhado. Para resolver o problema, era necessária uma adequada investigação geoambiental, e o ensaio RCPTu foi a ferramenta escolhida. Como o responsável pela Consultoria co…