Pular para o conteúdo principal

Participação da ECD no VIII Seminário Internacional de Remediação de Áreas Contaminadas

Essa semana, particularmente os dias 22 e 23/10/2012, foi muito especial para a ECD.
A participação no VIII Seminário Internacional de Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas promovido pelo Instituto Ekos Brasil pode ser considerada um marco histórico na nossa empresa.
Inicialmente, por ver aprovados 4 trabalhos, selecionados entre diversos estudos, tanto nacionais quanto do exterior (Alemanha, Canadá, EUA, França,...), tanto de profissionais renomados de grandes consultorias quanto de profissionais do meio acadêmico. A aprovação dos trabalhos de uma empresa "de sondagem"que não tem como função produzir relatórios, é um motivo de orgulho e prova da atenção que a ECD dá à pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação.
Em segundo lugar, por termos sido aprovados para uma exposição oral, honraria reservada aos estudos mais relevantes inscritos para o Seminário, indicando que os trabalhos da ECD submetidos têm um nível comparável aos das consultorias internacionais e nacionais de ponta no nosso mercado.
Por fim, por ter feito uma apresentação muito bem avaliada no Bloco mais comentado do evento: o de Investigação em Alta Resolução. Isso mostra que a ECD está no caminho certo, buscando se diferenciar de seus concorrentes, oferecendo serviços exclusivos, de alta qualidade e com profundo conhecimento das necessidades do mercado e das consultorias ambientais que atuam no segmento de áreas contaminadas.
Além da apresentação em si e do debate que se seguiu, foram muitas e muito proveitosas as conversas com os amigos, parceiros e clientes durante os intervalos, onde tivemos a oportunidade de explicar melhor sobre os pontos principais da nossa apresentação, que foram:
- As remediações somente terão sucesso se houver uma investigação adequada. De outra forma é aplicar remédio no paciente na base de tentativa e erro, sem diagnosticá-lo adequadamente;
- As investigações serão adequadas somente se for utilizada a abordagem correta e as ferramentas corretas
- A abordagem correta para a investigação é investir os melhores recursos na coleta de dados. Ou seja, investir dinheiro, tempo e os melhores profissionais nessa etapa de diagnóstico, ao invés de ir à campo com os profissionais menos qualificados e esperar os dados chegarem no escritório;
- Para essa abordagem funcionar, é preciso que as melhores ferramentas de alta resolução sejam utilizadas, para que a tomada de decisão seja rápida e adequada;
- Uma das ferramentas de alta resolução que pode ser utilizada é o piezocone de resistividade (RCPTu), que é um conjunto de 4 sensores que medem 4 parâmetros hidroestratigráficos: Resistência de ponta, atrito lateral, poro pressão e condutividade elétrica que, juntos, fornecem, em campo, informações precisas, acuradas e em alta definição das heterogeneidades do meio
- Embora essa ferramenta não forneça dados sobre concentrações de compostos, ela é excelente para entender o meio físico, e é esse meio físico o fator limitante para a investigação.

Acreditamos que demos um passo excelente enquanto empresa, e mais que isso, demos uma contribuição muito boa para a melhora na qualidade dos estudos em áreas contaminadas no Brasil.

A nossa alegria fica ainda maior ao olhar para trás e ver as mudanças no mercado nos últimos 10 anos (desde o 1o Seminário até agora) e comparar com o crescimento profissional da ECD em termos de qualidade e conhecimento nos últimos 10 anos. No 1o Seminário, as palestras eram como "coisas inatingíveis" para nós. 10 anos depois, nós estamos contribuindo com o nosso conhecimento.

Nós, da família ECD, temos cada dia mais orgulho de pertencer a essa empresa.

Apresentação Oral da ECD

Debate no Bloco sobre Investigação em Alta Resolução 

Um dos painéis expostos 

Outros 2 painéis expostos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

Novo Equipamento da ECD - Sonda Hollow Stem Auger no Trator

No início de fevereiro de 2010, a ECD colocou em funcionamento seu 4o equipamento mecanizado:
Depois de 2 Sondas Hollow Stem Auger montadas sobre caminhão e 1 Sonda Hidráulica Portátil, agora a ECD dispõe de um Trator como plataforma para uma Sonda Hidráulica Hollow Stem Auger. Além disso, ele ainda dispõe de um martelete hidráulico de alta capacidade acoplado, permitindo amostragem de solo contínua tipo "Dual Tube", ou concomitante com a sondagem com os Trados Ocos (Hollows), ou ainda a instalação de poços de monitoramento pré-montados (pre-packed).
A grande vantagem desse equipamento é a versatilidade de sites que ele pode trabalhar, pois existe muito pouca restrição ao seu acesso. Até agora ele trabalhou em um site que o caminhão não entrava devido ao pouco espaço e em um site onde foi preciso acionar a sua tração 4 x 4, por causa de um declive acentuado e um precário acesso em terra em um dia chuvoso. Graças à plataforma ser um trator traçado, o serviço foi executado.
Essa …

Sondagem Mecanizada é Cara?

Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil.
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve his…