Pular para o conteúdo principal

Ela Chegou!!!!

Com muito orgulho e satisfação, nós da ECD anunciamos que a nossa nova máquina chegou!!!!!
É uma Power Probe 9100-ATV, fabricada pela AMS, uma empresa americana com 70 anos de história em equipamentos para amostragem de solos. 

Optamos por esse modelo porque, comparado com os de igual porte (toda a linha Power Probe 9100 e a linha Geoprobe 54), apresentava maior versatilidade de uso, incluindo, além dos serviços Direct Push já consagrados como amostragem de solo (Dual Tube, Piston Sampler, Single Tube), instalação de poços de pequeno diâmetro (pre-packed, temporários ou convencionais de 1''), amostragem de água direta, injeção de reagentes, amostragem de gases do solo (Soil Gas Sampling - Sub Slab, expendable point ou retract point), esse modelo tem o importante diferencial de nos permitir fazer ensaios de RCPTu e ainda sondagens rotativas com Trados Sólidos ou até Trados Ocos (Hollow Stem Auger) em pequenas profundidades para instalação de poços de monitoramento convencionais. Além disso, outro diferencial importante é a mobilidade que a nossa máquina terá, pois estará montada sobre um veículo utilitário John Deere 6x4 (mais informações sobre o veículo aqui), cuja qualidade está acima de qualquer prova. Tudo isso sem dizer que é um modelo exclusivo, ou seja, somente será encontrado aqui na ECD.

Além da máquina, que por si só já seria uma grande conquista para nós, importamos também um ferramental completo e versátil que permitirá um rendimento muito alto nos trabalhos de campo. A qualidade das ferramentas americanas para Direct Push é reconhecidamente superior às similares nacionais, e agora estamos prestes a comprovar isso em campo.

A ECD agradece a todos aqueles que direta ou indiretamente nos ajudaram a concretizar esse sonho, de obtermos um equipamento realmente diferenciado e de alta qualidade.

Essa máquina coroa o movimento da empresa de concentrar seus esforços e recursos na melhora da qualidade dos serviços de coleta de dados prestados ao mercado brasileiro, como: constante atualização e capacitação, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e equipamentos, publicação de trabalhos e "papers", treinamento, avaliação e bonificação contínuos das equipes de campo, aquisição de equipamento completo de RCPTu, aquisição de Transdutor de pressão, contratação de Técnicos para operar as sondas, participação em palestras, cursos e outros eventos, participação por 2 vezes na Environmental Field Conference, nos EUA, entre outras ações.

A ECD está orgulhosa em apresentar esse equipamento e em contribuir com o aumento da qualidade das investigações geoambientais brasileiras. 

Para maiores informações, basta nos escrever um e-mail 













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ECD ministra aula de campo para alunos do SENAC

A ECD Sondagens Ambientais Ltda, através de seu Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, ministrou duas aulas práticas sobre Investigação de Áreas Contaminadas para alunos do SENAC.
A primeira delas, em maio/2015, foi para alunos da 2a turma do Curso de Pós Graduação em Remediação de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina Técnicas de Investigação para Remediação.
A segunda, em junho/2015, foi para alunos da 14a turma do curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, dentro da disciplina de Técnicas de Investigação, sob a responsabilidade do Professor Ms. Vicente de Aquino Neto.
O objetivo das aulas foi proporcionar aos alunos um contato com algumas ferramentas pouco usuais nas investigações de áreas contaminadas atualmente conduzidas no Brasil, sempre visando uma mudança no paradigma, que coloque a etapa de diagnóstico no centro do processo, e que a identificação da massa de contaminante e sua interação com o meio físico seja o resultado da etapa de investigação, não um …

ECD faz ensaios RCPTu para dimensionar remediação

No mês de março/2013, a ECD foi contratada por uma Consultoria para coletar dados geoambientais em uma área contaminada por diesel no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo-SP. Após uma conversa muito proveitosa com a Consultoria parceira, o corpo técnico da ECD, aproveitando sua experiência e pesquisas sobre Investigação Geoambiental de Alta Resolução sugeriu que, antes da instalação dos poços de bombeamento solicitada inicialmente, fossem feitos alguns ensaios de piezocone de resistividade (RCPTu) para uma adequada elaboração do Modelo Conceitual do Site e, com isso, os referidos poços pudessem ser adequadamente locados e dimensionados. A Consultoria prontamente aceitou, pois foi contratada pelo "Responsável Legal" para corrigir uma remediação projetada e executada por uma outra consultoria, que havia falhado. Para resolver o problema, era necessária uma adequada investigação geoambiental, e o ensaio RCPTu foi a ferramenta escolhida. Como o responsável pela Consultoria co…

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…