Pular para o conteúdo principal

ECD ministra aula prática no curso de Pós-Graduação do SENAC

No último dia 22/06/2013, a ECD Sondagens Ambientais foi a responsável por ministrar uma aula prática da disciplina Técnicas de Investigação do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC. O curso é coordenado pelo professor Rodrigo Cunha e a disciplina é ministrada pelo professor Vicente de Aquino Neto, ambos da CETESB.
O objetivo principal da aula era mostrar para os alunos algumas ferramentas de campo pra a coleta de dados que irão subsidiar as tomadas de decisão e a elaboração do modelo conceitual da área de estudo.
Dentro do portfólio da ECD, optou-se por realizar a demonstração de amostragem de solo Direct Push pelas metodologias Dual Tube e Piston Sampler, conduzidas pela Power Probe 9100-ATV, fabricada pela AMS, sondagem com trados ocos helicoidais conduzida pela sonda montada sobre Trator ECD-TR-01, para a instalação de um poço de monitoramento convencional e um ensaio de piezocone de resistividade (RCPTu), conduzido também pela ECD-TR-0.
A aula teve início um pouco depois das 9:00 hs, com a chegada dos alunos ao campo de provas do SENAC. As equipes da ECD já estavam posicionadas.
A primeira atividade foi a amostragem de solo Direct Push pela metodologia Dual Tube, que tem a vantagem, sobre a metodologia tradicional utilizada no Brasil, a Single Tube (furo aberto), de revestir o furo de sondagem, impedindo que ocorra o desmoronamento das paredes do furo, que causa interferência ou contaminação das amostras de solo das profundidades maiores. Com o Dual Tube, o trabalho é rápido e o furo permanece revestido. Foram coletadas, com a Power Probe 9100 ATV, duas amostras (0-1,20 m e 1,20-2,40 m), com excelente recuperação no liner, graças à ferramenta especial fabricada pela AMS, os core catchers, que auxiliam na recuperação de amostras de material com pouca coesão (areia, por exemplo). Na tentativa de recolocar o tubo interno do amostrador na profundidade de 2,40 m, percebeu-se que havia entrado material arenoso saturado (nível de água em cerca de 1,0 m) por baixo do revestimento, o que inviabilizaria a coleta de amostras representativas pelo método Dual Tube. Optou-se, então, por preparar o ferramental apropriado para essa situação, o amostrador fechado de Pistão (Piston Sampler). Enquanto essa preparação era feita, os alunos deslocaram-se para a outra máquina (ECD-TR-01) para assistir à instalação do poço de monitoramento.
A segunda atividade foi observar o final de uma sondagem com trados ocos e a instalação de um poço de monitoramento convencional de acordo com a norma NBR 15.495-1. Na explanação teórica, foram abordadas algumas das premissas básicas da NBR 15.495-1 e 15.495-2, que são:
- a instalação do poço deve ser precedida de um modelo conceitual hidrogeológico, onde as diferentes camadas devem ser devidamente identificadas e um mapa potenciométrico deve ser elaborado. Observou-se que essas atividades (sondagens exploratórias e instalação de piezômetros) eram efetivamente realizadas na década de 90, mas esse hábito se perdeu, provavelmente devido à pressão do mercado. Desta forma, pode-se concluir que raramente um poço de monitoramento é instalado de acordo com a norma brasileira 15.495-1.
- como a instalação dos poços deve ser precedida por sondagens para, no mínimo, descrever a litologia, deve-se levar a campo um kit de pré-filtro/tubo-filtro adequado à formação onde será posicionada a seção filtrante do poço de monitoramento. Os kits, no entanto, ficam limitados ao material atualmente disponível: tubo-filtro de ranhura 0,25 mm, 0,50 mm ou 0,75 mm, recomendados para: silte a areia fina, areia fina a média, areia grossa, respectivamente. 
- deve-se medir a posição do pré-filtro acima do tubo-filtro para que fique a 60 cm acima do topo do tubo-filtro. A medida inicial da colocação do pré-filtro não deve ser considerada, mas sim, a medida realizada após a realização do desenvolvimento preliminar (pistoneamento), pois ocorre um “assentamento” do pré-filtro durante a realização dessa atividade.
- o desenvolvimento preliminar é uma atividade que faz parte do processo de instalação do poço de monitoramento, sendo, portanto, obrigatória e essencial para a qualidade do mesmo.

Na 3ª parte da aula, os alunos retornaram para observar a Power Probe, agora realizando a amostragem de solo Piston Sampler. Essa metodologia consiste em cravar o amostrador fechado até a profundidade que se quer amostrar, abri-lo e somente então, cravá-lo para coletar a amostra. Esse é o único método que garante que a amostra que está sendo coletada é representativa da profundidade desejada, com um mínimo de interferência. Foi explicado aos alunos que é a única forma de se obter amostras de solos com pouca coesão, como solos arenosos, especialmente abaixo do nível de água, onde a pressão hidráulica que tende a carrear material para dentro do amostrador pela parte inferior. Nessas condições, a amostragem tradicional é impossível, e a amostragem Direct Push por dentro dos Trados Ocos também não funciona, pois entra material por baixo dos trados, da mesma forma que na amostragem Dual Tube, restando, como alternativa, somente o Piston Sampler.  O amostrador foi cravado fechado até 2,40 m, foi aberto (através da retirada da ponteira interna, sem a utilização de hastes finas de rosca esquerda) e a amostra foi coletada de 2,40 m a 3,60 m. A recuperação foi, novamente, de quase 100% devido aos core catchers. O liner foi aberto, havia muita água e o solo, predominantemente arenoso, foi descrito pelos alunos, que notaram a variação de granulometria no comprimento do liner, o que indica uma variação grande, em 1,20 m, da condutividade hidráulica nas diversas camadas. O amostrador foi recolocado, cravado fechado até 6,0 m, para coletar a amostra de 6,0-7,20 m. Essa amostra também foi bem recuperada e observou-se um material argiloso, com muita variação de cor e textura, identificado como saprólito. Os alunos perceberam a utilidade das ferramentas demonstradas (Dual Tube e Piston Sampler), especialmente para coletar amostras de solo representativas abaixo do nível de água. Ao contrário do que se diz no mercado, é fundamental coletar amostras de solo saturado, pois é uma das poucas maneiras de se identificar as zonas preferenciais de fluxo e armazenamento, ou seja, é essencial para posicionar a seção filtrante dos poços de monitoramento, entre outras funções. 

A 4ª parte da aula consistiu em um ensaio RCPTu (piezocone de resistividade): realizado com o auxílio da ECD-TR-01 e com o equipamento sueco fabricado pela Geotech, o RCPTu consiste em obter, em tempo real e precisão de centímetros, dados de resistência de ponta, atrito lateral (esses dois sensores compõem o CPT), poro pressão (u) e condutividade (ou resistividade) elétrica do solo (R). Foi explicado para a turma que esse ensaio tem o objetivo de detectar as heterogeneidades hidrogeológicas em escala de centímetros, elaborar um perfil de condutividades hidráulicas detalhado, detectar zonas preferenciais de fluxo e armazenamento e determinar a hidroestratigrafia da área. Em linhas gerais, a resistência de ponta é maior quanto maior for a granulometria do material, o atrito lateral é maior quanto mais argiloso for o material, a poro pressão apresenta maior excesso quando a condutividade hidráulica é muito baixa e a condutividade elétrica é maior em solos argilosos. Na apresentação de setembro/2012, o sensor pegou uma camada de seixos a 5,38 m que impediu o avanço do ensaio, porém, desta vez, na mesma profundidade, foi detectada uma camada de maior resistência de ponta, aparentemente um cascalho, porém, o sensor passou por ela e obteve informação até 8,80 m, onde o atrito lateral e a resistência de ponta apresentaram valores muito elevados, que interromperam o ensaio, indicando ser um material predominantemente argiloso muito compactado, coerente com o saprólito que se espera encontrar nessa profundidade. Os alunos puderam ver a obtenção dos dados e uma interpretação inicial no próprio local, que permitiria uma tomada de decisão em campo, por exemplo, para determinar a camada de fluxo preferencial. Foi apresentado, também, o início de um ensaio de dissipação de poro pressão, que determinaria a condutividade hidráulica da camada hidrogeológica avaliada, porém, optou-se por abortar o ensaio para finalizar o ensaio principal no tempo da aula 

Em resumo, após cerca de 2 horas e meia de trabalho, foi mostrado aos alunos:
- Sonda importada de pequeno porte marca AMS, modelo Power Probe 9100-ATV, especializada em Direct Push, mas com possibilidade de realizar ensaios RCPTu e sondagens com Trado Oco (Hollow) e Trado Sólido (Solid Auger)
- Amostragem de solo contínua Direct Push com metodologia Dual Tube com core catchers nos liners
- Sonda nacional de médio porte, montada sobre Trator, modelo ECD-TR-01, versátil, capaz de realizar sondagens com Trado Oco (Hollow) até 20 metros, Trado Sólido até 30 metros, Direct Push “tradicional” e, principalmente, ensaios RCPTu
- Sondagem com Trado Oco Helicoidal (Hollow Stem Auger)
- Instalação de poço de monitoramento convencional, de 2’’, de acordo com a norma NBR 15.495-1
- Amostragem de solo com amostrador “de pistão” fechado (Piston Sampler), única metodologia que garante a representatividade da amostra, mesmo em solo saturado
- Ensaio RCPTu para determinar o perfil hidroestratigráfico em detalhe e detectar as zonas preferenciais de fluxo e armazenamento
- Ensaio de dissipação de poro pressão, que determina o valor da condutividade hidráulica naquela porção do aquífero














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD  está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho. A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com