Pular para o conteúdo principal

Investigação de Alta Resolução

Recentemente a ECD foi chamada para um projeto diferente: uma consultoria, após realizar os trabalhos de praxe referentes às etapas de investigação confirmatória e detalhada em um posto de combustíveis, resolveu melhorar o modelo conceitual e aprofundar a investigação utilizando ferramentas de investigação de alta resolução da ECD. A consultoria optou por essa solução para que o seu projeto de remediação fosse elaborado com base em dados sólidos, ao invés de simplesmente seguir a "receita de bolo" padrão para remediação em postos de combustíveis.
A ECD, então, sugeriu a elaboração de um mapa de condutividades hidráulicas e identificação das zonas preferenciais de fluxo e armazenamento através do uso do RCPTu combinado com uma amostragem de solo Direct Push representativa, slug tests pontuais (também via Direct Push) e ensaios de dissipação de poro pressão.
Inicialmente, a ECD e a consultoria avaliaram os relatórios de investigação detalhada, realizados dentro dos procedimentos e normas da CETESB, mas que não continham todas as informações necessárias para a  elaboração de um adequado modelo conceitual do site. 
Optou-se, então, por realizar uma amostragem de solo Direct Push pela metodologia Piston Sampler ao lado de um ensaio RCPTu para "calibrar" as ferramentas. A seguir, foram feitos diversos ensaios RCPTu, em cada um foram feitos vários ensaios de dissipação de poro pressão em várias profundidades diferentes para se obter um valor da condutividade hidráulica. Os resultados de k obtidos nos ensaios de dissipação foram correlacionados com as medidas online de poro pressão e condutividade elétrica fornecidos nos ensaios RCPTu para que fosse possível obter estimativas de k ao longo do perfil.
Em paralelo, foram coletadas algumas amostras de solo e realizados slug tests pontuais via Direct Push nas camadas de maior condutividade hidráulica, que não geravam excesso de poro pressão. Assim, em todas as camadas detectadas pelos ensaios RCPTu foi possível estimar a condutividade hidráulica, e com isso, detectar as zonas de fluxo e armazenamento.
Pela característica do trabalho, foi necessário mobilizar 2 equipamentos e realizar a tomada de decisão em campo, de acordo com os resultados que eram obtidos, para refinar o modelo conceitual do site, em uma abordagem que se aproxima do TRIAD Approach.
Como resultado final do trabalho, após 5 dias de trabalho de campo, a Consultoria pôde elaborar um projeto de remediação mais adequado, eficiente e de menor custo para seu cliente. Estima-se que o projeto de remediação terá uma economia de 7,5 vezes o valor gasto com a investigação de alta resolução que foi realizada. Além disso, estima-se que a eficiência da remediação será maior e permitirá uma redução de tempo dessa remediação em, no mínimo, 50%. Abaixo algumas imagens

Power Probe posicionada para iniciar amostragem de solo Direct Push -Piston Sampler

Power Probe sendo preparada 

Amostras de solo coletadas no campo via Piston Sampler

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD  está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho. A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont