Pular para o conteúdo principal

Investigação de Alta Resolução

Recentemente a ECD foi chamada para um projeto diferente: uma consultoria, após realizar os trabalhos de praxe referentes às etapas de investigação confirmatória e detalhada em um posto de combustíveis, resolveu melhorar o modelo conceitual e aprofundar a investigação utilizando ferramentas de investigação de alta resolução da ECD. A consultoria optou por essa solução para que o seu projeto de remediação fosse elaborado com base em dados sólidos, ao invés de simplesmente seguir a "receita de bolo" padrão para remediação em postos de combustíveis.
A ECD, então, sugeriu a elaboração de um mapa de condutividades hidráulicas e identificação das zonas preferenciais de fluxo e armazenamento através do uso do RCPTu combinado com uma amostragem de solo Direct Push representativa, slug tests pontuais (também via Direct Push) e ensaios de dissipação de poro pressão.
Inicialmente, a ECD e a consultoria avaliaram os relatórios de investigação detalhada, realizados dentro dos procedimentos e normas da CETESB, mas que não continham todas as informações necessárias para a  elaboração de um adequado modelo conceitual do site. 
Optou-se, então, por realizar uma amostragem de solo Direct Push pela metodologia Piston Sampler ao lado de um ensaio RCPTu para "calibrar" as ferramentas. A seguir, foram feitos diversos ensaios RCPTu, em cada um foram feitos vários ensaios de dissipação de poro pressão em várias profundidades diferentes para se obter um valor da condutividade hidráulica. Os resultados de k obtidos nos ensaios de dissipação foram correlacionados com as medidas online de poro pressão e condutividade elétrica fornecidos nos ensaios RCPTu para que fosse possível obter estimativas de k ao longo do perfil.
Em paralelo, foram coletadas algumas amostras de solo e realizados slug tests pontuais via Direct Push nas camadas de maior condutividade hidráulica, que não geravam excesso de poro pressão. Assim, em todas as camadas detectadas pelos ensaios RCPTu foi possível estimar a condutividade hidráulica, e com isso, detectar as zonas de fluxo e armazenamento.
Pela característica do trabalho, foi necessário mobilizar 2 equipamentos e realizar a tomada de decisão em campo, de acordo com os resultados que eram obtidos, para refinar o modelo conceitual do site, em uma abordagem que se aproxima do TRIAD Approach.
Como resultado final do trabalho, após 5 dias de trabalho de campo, a Consultoria pôde elaborar um projeto de remediação mais adequado, eficiente e de menor custo para seu cliente. Estima-se que o projeto de remediação terá uma economia de 7,5 vezes o valor gasto com a investigação de alta resolução que foi realizada. Além disso, estima-se que a eficiência da remediação será maior e permitirá uma redução de tempo dessa remediação em, no mínimo, 50%. Abaixo algumas imagens

Power Probe posicionada para iniciar amostragem de solo Direct Push -Piston Sampler

Power Probe sendo preparada 

Amostras de solo coletadas no campo via Piston Sampler

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

Novo Equipamento da ECD - Sonda Hollow Stem Auger no Trator

No início de fevereiro de 2010, a ECD colocou em funcionamento seu 4o equipamento mecanizado:
Depois de 2 Sondas Hollow Stem Auger montadas sobre caminhão e 1 Sonda Hidráulica Portátil, agora a ECD dispõe de um Trator como plataforma para uma Sonda Hidráulica Hollow Stem Auger. Além disso, ele ainda dispõe de um martelete hidráulico de alta capacidade acoplado, permitindo amostragem de solo contínua tipo "Dual Tube", ou concomitante com a sondagem com os Trados Ocos (Hollows), ou ainda a instalação de poços de monitoramento pré-montados (pre-packed).
A grande vantagem desse equipamento é a versatilidade de sites que ele pode trabalhar, pois existe muito pouca restrição ao seu acesso. Até agora ele trabalhou em um site que o caminhão não entrava devido ao pouco espaço e em um site onde foi preciso acionar a sua tração 4 x 4, por causa de um declive acentuado e um precário acesso em terra em um dia chuvoso. Graças à plataforma ser um trator traçado, o serviço foi executado.
Essa …

Sondagem Mecanizada é Cara?

Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil.
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve his…