Pular para o conteúdo principal

ECD realiza nova investigação de alta resolução

Esse trabalho, seguindo uma tendência que aparenta ser cada vez mais forte nos trabalhos de investigação geoambiental de áreas contaminadas no Brasil, foi solicitado por um consultor/pesquisador com o intuito de conhecer em detalhes o meio físico de um aterro em valas no interior de São Paulo e identificar claramente as zonas mais vulneráveis, direcionando a investigação tradicional nesses pontos.
Já publicamos alguns textos, notícias e artigos sobre as vantagens da investigação de alta resolução sobre o modelo tradicional, por isso, diversos profissionais e consultorias têm nos procurado para a realização desse tipo específico de investigação dentro do gerenciamento de áreas contaminadas. Pode-se considerar um "detalhamento da investigação detalhada".
A ECD mobilizou dois equipamentos para trabalhar simultaneamente na área: a Sonda sobre Trator ECD-TR-01, para realizar os ensaios RCPTu e ensaios de dissipação de poro pressão e a Power Probe 9100-ATV, para realizar as amostragens de solo Direct Push e os slug tests pontuais.




Em um primeiro momento, coletou-se amostras de solo Direct Push de todo o perfil pela metodologia Dual Tube, para descrição tátil-visual e para "calibrar" os resultados dos ensaios RCPTu. Percebeu-se que o perfil era predominantemente argiloso, com alterações de rocha (argilito) em profundidades variáveis.



Enquanto isso, eram realizados ensaios RCPTu, em pontos coincidentes com as amostragens RCPTu e em pontos diferentes, pois, a intenção era fazer o maior número possível de ensaios para a caracterização em alta resolução da área, determinando as zonas preferenciais de fluxo e armazenamento e elaborando o mapa de condutividades hidráulicas. Os ensaios mostraram que a argila, embora parecesse homogênea, tinha muitas heterogeneidades associadas, e havia claramente uma zona preferencial de fluxo. Durante os ensaios RCPTu foram feitos diversos ensaios de dissipação de poro pressão no mesmo ponto, de modo a conseguir estabelecer a condutividade hidráulica quantitativa em vários pontos do perfil. Percebeu-se que esse parâmetro variava até 4 ordens de grandeza no perfil.







Com esses resultados, ainda em campo, percebeu-se duas situações de anomalias nos ensaios RCPTu/dissipação de poro pressão: um pico de condutividade elétrica entre 4-6 metros (variando com a localização) e um valor extremamente baixo de poro pressão entre 8-10 metros.
Foi, então, tomada a decisão de detalhar esses pontos, então, nos pontos de valor baixo de poro pressão, foram realizados Slug Tests pontuais, cravando-se as hastes e ponteira descartável e obtendo-se os dados com transdutor de pressão.
Os Slugs mostrarm que a condutividade hidráulica, nesses pontos, era significativamente maior que no restante do perfil, o que evidencia ser essa uma zona preferencial de fluxo.
Os slug tests foram realizados também em alguns pontos que se realizou os ensaios de dissipação de poro pressão, para que se possa fazer uma validação dos métodos.




A última etapa, após a realização dessa investigação de alta definição pra estabelecer um modelo conceitual hidrogeológico com poucas incertezas, foi posicionar tridimensionalmente as seções filtrantes dos poços de monitoramento. 
Os poços instalados realmente são representativos dos aquíferos mais importantes detectados pela investigação de alta resolução, e o resultado das análises nesses pontos será a base para uma tomada de decisão confortável a respeito de uma eventual contaminação.

A ECD novamente comprova que uma investigação geoambiental de alta resolução consegue mapear as heterogeneidades do meio físico e, com isso, elaborar um modelo conceitual adequado. O enfoque deve ser nesse mapeamento de alta resolução da geologia/hidrogeologia, pois esse é o fator de maior incerteza do estudo, e não no eventual composto químico de interesse.
Outro ponto que vale destacar é a importância de ter um profissional em campo que tenha conhecimento e autonomia suficientes para realizar a tomada de decisão, para que o trabalho seja mais eficaz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trado Oco (Hollow Stem Auger) na Sonda Portátil

Maio de 2011 foi o mês dos últimos ajustes na nossa Sonda Hidráulica Portátil!!!! Os últimos testes, conduzidos pessoalmente pelo Sr Manoel Riyis Gomes, Diretor Geral e fundador da ECD, com mais de 35 anos de experiência em sondagens, foram bem sucedidos. Em breve, teremos todos os detalhes, mas já dá para adiantar que esse equipamento consegue perfurar em solos argilosos a profundidades maiores que 20 metros com Trado Sólido (muito mais que o Trado Manual ou Mecanizado) com segurança e rapidez utilizando uma equipe de 2 pessoas, sem que elas tenham que utilizar força excessiva, realizar esforços exagerados, e reduzindo o risco de lesões ocupacionais. Comparado com Trado Manual, essa ferramenta é "covardia" nesse aspecto. A novidade é que, em solos arenosos saturados, onde seria necessário revestimento para o Trado Manual ou Mecanizado (e todo o inconveniente que isso traz), A Sonda Portátil da ECD agora consegue perfurar com Trado Oco até 8,50 metros. Essa perfuração com T

Ensaios Hidrogeológicos - Slug Test e Bail Test com Transdutor de Pressão

Dando continuidade com a idéia de modernização dos seus equipamentos e tecnologias, a ECD conta agora com um Transdutor de Pressão da Solinst , para auxiliar em seus serviços de Slug Test ou Bail Test, que são ensaios hidrogeológicos para a determinação da condutividade hidráulica de um aquífero. As equipes da ECD, seus Engenheiros, Técnicos e Estagiários foram treinadas na utilização dessa ferramenta que proporciona um ensaio com mais confiabilidade e feito com muito mais rapidez, diminuindo muito o tempo da equipe em campo, tanto da ECD quanto da Consultoria Ambiental contratante. Serão enviados os dados brutos e, caso necessário, uma interpretação inicial através do Software do fabricante. Maiores informações sobre a possibilidade de uso do aparelho podem ser vistas no site do fabricante A ECD sempre pesquisando novos equipamentos e serviços para melhorar a qualidade nos serviços de Investigação de Áreas Contaminadas. Para maiores informações, basta entrar em cont

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD  está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho. A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com