Pular para o conteúdo principal

ECD no Curso de Amostragem de Solo da CETESB

No mês de junho/2013, a ECD Sondagens Ambientais Ltda. completou seu Hat-Trick, junto com a participação no Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC e no Curso de Extensão em Investigação Geoambiental da Unicamp, e auxiliou no Curso de Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas - Parte 1: Solo - da CETESB, coordenado pelo professor Vicente Aquino Neto no dia 20/06/2013.
A participação da ECD consistiu em emprestar as ferramentas de amostragem de solo Direct Push - modalidades Dual Tube e Piston Sampler e ajudar na execução dessas 2 modalidades de amostragem de solo fundamentais para o estudo de áreas contaminadas. A cravação foi efetuada com a sonda Power Probe modelo 9500 (fabricada pela AMS, mesma fabricante da Sonda da ECD, a Power Probe 9100-ATV) de propriedade da CETESB.
O ferramental da ECD, por ser mais novo que o da CETESB, tem mais recursos, especialmente para a recuperação das amostras dentro do liner, que permitiu efetuar com sucesso a amostragem de um solo arenoso saturado em uma profundidade de 9,60-10,80, abaixo de uma camada de aterro (antropossolo adicionado) tipicamente presente na área do Parque Villa-Lobos, local da aula prática.
A modalidade Piston Sampler com o uso dos core catchers é a única forma de se obter amostras de solo representativas da profundidade desejada, e foi isso que ocorreu na demonstração.
É motivo de muito orgulho para a ECD poder participar dos 3 eventos mais importantes do 1o semestre de 2013 no que se refere à capacitação de profissionais para coleta de dados em estudos de áreas contaminadas. Mais uma vez indicando que a ECD pretende manter-se como referência em investigação geoambiental de áreas contaminadas.


Alunos, instrutor, sonda da CETESB e encarregado da ECD 

 Detalhe da Sonda da CETESB com o ferramental da ECD

Sonda e operadores da CETESB e encarregado da ECD 

Descrição do perfil de solo coletado com a Power Probe da CETESB e ferramental Piston Sampler da ECD 

Detalhe do ferramental da ECD preparado para utilização 

Detalhe do ferramental da ECD preparado para utilização 

Aula em andamento 

Perfil do solo (antropossolo adicionado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

Novo Equipamento da ECD - Sonda Hollow Stem Auger no Trator

No início de fevereiro de 2010, a ECD colocou em funcionamento seu 4o equipamento mecanizado:
Depois de 2 Sondas Hollow Stem Auger montadas sobre caminhão e 1 Sonda Hidráulica Portátil, agora a ECD dispõe de um Trator como plataforma para uma Sonda Hidráulica Hollow Stem Auger. Além disso, ele ainda dispõe de um martelete hidráulico de alta capacidade acoplado, permitindo amostragem de solo contínua tipo "Dual Tube", ou concomitante com a sondagem com os Trados Ocos (Hollows), ou ainda a instalação de poços de monitoramento pré-montados (pre-packed).
A grande vantagem desse equipamento é a versatilidade de sites que ele pode trabalhar, pois existe muito pouca restrição ao seu acesso. Até agora ele trabalhou em um site que o caminhão não entrava devido ao pouco espaço e em um site onde foi preciso acionar a sua tração 4 x 4, por causa de um declive acentuado e um precário acesso em terra em um dia chuvoso. Graças à plataforma ser um trator traçado, o serviço foi executado.
Essa …

Sondagem Mecanizada é Cara?

Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil.
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve his…