Pular para o conteúdo principal

ECD investindo na capacitação e atualização

Nunca é demais lembrar que a ECD Sondagens Ambientais tem primado, nos últimos tempos, pela busca da excelência em seus serviços de aquisição de dados para investigação ambiental. Essa busca pela excelência passa, sem dúvida, pela constante capacitação e atualização de todo o seu corpo técnico.
Os treinamentos para os operadores, técnicos, sondadores e auxiliares de sondagem acontecem com frequência dentro da ECD, conforme pode ser lido aqui. Porém, essa postagem trata da capacitação de seus Técnicos e Engenheiros.
Nos últimos meses, a ECD, através de seus colaboradores, participou de alguns eventos muito importantes:

- Seminário de Oxidação Química (24/04/2012): um evento promovido pela Clean, trouxe palestrantes internacionais, junto com especialistas brasileiros, para falar sobre Oxidação Química In Situ. Embora não seja diretamente a área de atuação da ECD, a participação do Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis e do Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite foi muito importante para verificar as necessidades da Consultoria e, assim, oferecer tecnologias e serviços que caminhem em consonância com essas necessidades. Além disso, a fala dos palestrantes evidenciou, mais uma vez, a importância elevadíssima que se dá à investigação no exterior, e que mesmo as mais modernas tecnologias de remediação só funcionam quando o modelo conceitual da área está muito bem definido.

- Mini-Curso de Técnicas Especiais de Investigação Geológico-Geotécnica (15/05/2012): um mini-curso, ministrado pelo Professor Doutor Heraldo Giachetti, da FEB/UNESP (orientador da Dissertação de Mestrado do Diretor Técnico da ECD Marcos Tanaka Riyis), dentro do evento "I Jornada de Geotecnia da UFSCar"Nesse Mini-Curso, o prof Heraldo tratou, basicamente, de ensaios de cone, tanto o cone mecânico, quanto o cone elétrico (CPT), o pieocone (CPTu) e o piezocone de resistividade (RCPTu), que são ensaios geotécnicos que a ECD está oferecendo como instrumento de aquisição de dados para investigação ambiental, como pode ser visto aqui. Pela ECD, participaram o Engenheiro Rafael Muraro Derrite e o Técnico Ambiental Tiago Ferreira. Abaixo, algumas fotos do mini-curso


Parte teórica do mini-curso ministrado pelo prof Heraldo Giachetti 

Parte prática do mini-curso, com ensaios de CPTu


- 8a Semana do Meio Ambiente da UNESP/Sorocaba (23/05/2012): Um evento promovido pela UNESP/Sorocaba para os alunos de graduação, mas aberto à comunidade. A ECD, através de seu Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite ministrou um mini-curso sobre "Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas". Foram 4 horas muito proveitosas, onde os alunos de graduação puderam tomar contato com esse "Universo" e ver todas as possibilidades de atuação para o futuro profissional. Dada a importância do tema e à qualidade da apresentação do Engenheiro Rafael, o mini-curso teve suas vagas esgotadas rapidamente e foi muito bem avaliado. Abaixo, a foto do palestrante:




- Curso de Extensão em Investigação Geoambiental: Um curso promovido pela Escola de Extensão da UNICAMP, entre 05/05 e 14/07/2012. É um curso destinado a profissionais da área de Geologia, Geotencia ou Engenharia Ambiental que trabalhe com investigação geotécnica ou ambiental. São 8-10 sábados o dia inteiro de aulas teóricas e práticas sobre vários temas relacionados à investigação, entre eles: Hidrogeologia, CPTu, Amostragem de Água Subterrânea, etc. O Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite está participando do curso.


Pode-se perceber que a ECD está, realmente, investindo no seu corpo técnico e destinando recursos materiais, financeiros e humanos para a busca da excelência nos serviços de aquisição de dados para investigação ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

Novo Equipamento da ECD - Sonda Hollow Stem Auger no Trator

No início de fevereiro de 2010, a ECD colocou em funcionamento seu 4o equipamento mecanizado:
Depois de 2 Sondas Hollow Stem Auger montadas sobre caminhão e 1 Sonda Hidráulica Portátil, agora a ECD dispõe de um Trator como plataforma para uma Sonda Hidráulica Hollow Stem Auger. Além disso, ele ainda dispõe de um martelete hidráulico de alta capacidade acoplado, permitindo amostragem de solo contínua tipo "Dual Tube", ou concomitante com a sondagem com os Trados Ocos (Hollows), ou ainda a instalação de poços de monitoramento pré-montados (pre-packed).
A grande vantagem desse equipamento é a versatilidade de sites que ele pode trabalhar, pois existe muito pouca restrição ao seu acesso. Até agora ele trabalhou em um site que o caminhão não entrava devido ao pouco espaço e em um site onde foi preciso acionar a sua tração 4 x 4, por causa de um declive acentuado e um precário acesso em terra em um dia chuvoso. Graças à plataforma ser um trator traçado, o serviço foi executado.
Essa …

Sondagem Mecanizada é Cara?

Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil.
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve his…