Pular para o conteúdo principal

Compromissos da ECD para 2013

A ECD Sondagens Ambientais Ltda tem o prazer de anunciar seus compromissos para o ano de 2013, depois de um ano marcado por muitas realizações, vitórias e conquistas

Desde o início de 2012, estabelecemos algumas metas, e conseguimos cumprir praticamente todas, e avançamos além do previsto. Para 2013, daremos continuidade à linha de pensamento que estamos seguindo há 1 ano e que tem nos trazido muitos resultados positivos:

- Buscamos sempre a melhor qualidade possível dos trabalhos de coleta de dados ambientais
- Desde a aquisição do nosso equipamento de RCPTu, deixamos de ser simplesmente mais uma "empresa de sondagem" dentre as muitas que existem, para sermos uma "empresa de coleta de dados para investigação geoambiental", ou seja, a ECD tem plenas condições de atuar em conjunto com a Consultoria Parceira para efetuar a coleta de dados mais representativos da área de estudo, utilizando a melhor técnica disponível.
- Tomamos cuidado redobrado com a possibilidade de contaminação cruzada, através de equipamentos específicos para descontaminação de ferramental
- Compartilhamos as informações e conhecimento para que as investigações e remediações de áreas contaminadas no Brasil tenham qualidade cada vez maior
- Priorizamos as investigações de alta definição, por ser essa a forma mais tecnicamente correta de efetuar um diagnóstico da área, além de ser a mais viável economicamente quando se leva em conta o projeto total
- Vamos manter e melhorar as características que tornaram a ECD uma das melhores empresas de  coleta de dados geoambientais do país: conhecimento técnico, atualização constante, treinamento permanente, tomada de decisão ágil e inovação
- Todos os colaboradores continuarão passando por treinamentos sistematizados, teóricos e práticos, pelo menos a cada 3 meses e passarão por avaliações teóricas e práticas.
- Periodicamente serão realizados treinamentos internacionais, como o que foi realizado em novembro/2012
- Os líderes de equipe não são mais somente sondadores, mas "Investigadores Geoambientais":  profissionais que, obrigatoriamente, passaram por todos os níveis de treinamento da ECD e, além disso, têm formação mínima de Técnico em Mineração, Meio Ambiente ou Geologia ou são profissionais com mais de 3 anos de experiência em campo
- As equipes de campo levam uma estação portátil de descontaminação, para utilização no ponto de sondagem

Essas são as condições básicas de trabalho da ECD. Quando a Consultoria nos convida para participar de um projeto que envolva a coleta de dados geoambientais, não está somente contratando um serviço "de sondagem", ou simplesmente uma "mão-de-obra", mas todo esse pacote que define a ECD como empresa especializada no que faz e em busca de ser a melhor do país nesse segmento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power Probe da ECD em Cubatão

Essa semana a Power Probe da ECD está realizando um trabalho em Cubatão. Como todos que trabalham com Investigação Geoambiental sabem, na região de Cubatão, o nível de água costuma ser raso e o solo é muito arenoso ou orgânico, típico de mangue. O trabalho realizado pela ECD era coletar amostras de solo com liner (via Direct Push) a até 5,0 m de profundidade. O nível de água do site era cerca de 0,5 m. Pode-se imaginar a dificuldade do trabalho.
A equipe de Investigação Geoambiental da ECD foi ao local com a Power Probe, recém adquirida da AMS  Inc, fábrica dos EUA. A única forma de obter amostras representativas era utilizando a ferramenta Piston Sampler. Alguns leitores podem perguntar o porquê dessa afirmação. Vamos tentar responder: Se o solo é muito arenoso ou com nível de água muito raso, a tendência é que o furo de sondagem desmorone, ou seja, caso seja utilizada a metodologia tradicional (Single Tube, Macro Core ou Open Hole, todas as definições para amostragem com o furo abe…

Novo Equipamento da ECD - Sonda Hollow Stem Auger no Trator

No início de fevereiro de 2010, a ECD colocou em funcionamento seu 4o equipamento mecanizado:
Depois de 2 Sondas Hollow Stem Auger montadas sobre caminhão e 1 Sonda Hidráulica Portátil, agora a ECD dispõe de um Trator como plataforma para uma Sonda Hidráulica Hollow Stem Auger. Além disso, ele ainda dispõe de um martelete hidráulico de alta capacidade acoplado, permitindo amostragem de solo contínua tipo "Dual Tube", ou concomitante com a sondagem com os Trados Ocos (Hollows), ou ainda a instalação de poços de monitoramento pré-montados (pre-packed).
A grande vantagem desse equipamento é a versatilidade de sites que ele pode trabalhar, pois existe muito pouca restrição ao seu acesso. Até agora ele trabalhou em um site que o caminhão não entrava devido ao pouco espaço e em um site onde foi preciso acionar a sua tração 4 x 4, por causa de um declive acentuado e um precário acesso em terra em um dia chuvoso. Graças à plataforma ser um trator traçado, o serviço foi executado.
Essa …

Sondagem Mecanizada é Cara?

Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil.
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve his…